Quer ficar por dentro das
novidades em sua região?
Cadastre seu e-mail e não perca as novidades e promoções
Barbaquá Machadinho: Tradição e Origem Reconhecida
A agroindústria Barbaquá Machadinho, localizada no norte do Rio Grande do Sul, resgata a tradição centenária da produção artesanal de erva-mate através do sistema barbaquá — método de secagem lenta, que leva de 24 a 48 horas, utilizando temperaturas mais baixas. O termo tem origem guarani, significando "buraco onde se põe a erva-mate para secar", ou ainda do espanhol barbacoa, estrutura de madeira usada na secagem.
A história da família Fonseca se confunde com a da erva-mate em Machadinho. Teodoro e Sebastiana Fonseca já produziam mate no barbaquá. Décadas depois, o filho do casal, Alcir Fonseca, decidiu retomar esse legado e fundou, em 2022, a agroindústria Barbaquá Machadinho, mantendo viva a tradição herdada. Ele conta com o apoio da esposa, Ana Lúcia, e dos filhos Lucas e Débora. Dos 14 hectares da propriedade, 11 são dedicados ao cultivo da erva-mate, em sistema sustentável.
A agroindústria foi a primeira a comercializar erva-mate com Indicação Geográfica (IG) da “Região de Machadinho”, reconhecida pelo INPI em 2025. A IG valoriza o terroir e as práticas sustentáveis locais.
A Barbaquá Machadinho mantém viva uma cultura tradicional e promove desenvolvimento sustentável, gerando renda, preservando a biodiversidade e entregando aos consumidores uma erva-mate de origem e identidade únicas.